https://www.humaniamor.com.br

Yoga no Home Office: Equilíbrio Corporal e Mental com Yoga

Yoga no Home Office: Equilíbrio Corporal e Mental com Yoga

Chegou a hora de elevar o nível com Yoga no Home Office: com a crescente tendência do trabalho remoto, muitos de nós encontramos conforto e conveniência ao realizar nossas tarefas profissionais no conforto do nosso lar. No entanto, essa mudança também pode trazer desafios para nossa saúde e bem-estar.

É aí que o yoga no home office entra em cena, oferecendo uma solução bastante eficaz para nos mantermos equilibrados e saudáveis enquanto trabalhamos em casa. Você já pensou em experimentar essa possibilidade?

Neste artigo, você entenderá o valor da prática do yoga no home office, além de ver algumas dicas de como colocá-lo em ação no seu dia a dia. Aproveite!

Benefícios físicos e mentais do Yoga no home office

O yoga traz benefícios tanto na esfera física quanto mental. Ambos são altamente valiosos para qualquer pessoa e se mostram particularmente importantes para quem trabalha em casa.

Primeiro, vamos falar sobre os benefícios físicos. Passar longas horas sentado em frente ao computador pode prejudicar nossa postura e causar dores nas costas. O yoga, com suas posturas e alongamentos, pode melhorar a postura, fortalecer os músculos das costas e aliviar o desconforto.

Combate para sonolência

Além disso, o Yoga no Home Office estimula a circulação sanguínea e aumenta o fluxo de oxigênio para o cérebro, o que resulta em mais energia e clareza mental. Praticar yoga durante o expediente pode combater a sonolência e aumentar a produtividade.

No aspecto mental, o yoga é conhecido por sua capacidade de reduzir o estresse e a ansiedade. Trabalhar em casa pode ser estressante, mas o yoga ajuda a acalmar a mente, melhorar o bem-estar emocional e lidar com os desafios do trabalho remoto.

Yoga proporciona clareza mental

A prática de Yoga no Home Office promove a circulação sanguínea e oxigenação cerebral, elevando energia e clareza mental. Fonte: Canva.

Como adaptar a prática ao home office

Adaptar a prática do yoga ao home office não requer grandes mudanças na sua rotina. Com algumas simples alterações, você pode integrar facilmente o yoga ao seu ambiente de trabalho em casa.

A seguir, veja as melhores dicas para adaptar a prática do yoga ao home office para aproveitar os seus benefícios.

  • Crie um espaço dedicado: reserve um cantinho da sua casa exclusivamente para a prática do yoga, seja um tapete ou uma área tranquila, livre de distrações.
  • Estabeleça uma rotina: defina um horário regular para a prática do yoga, antes de iniciar o trabalho, durante a pausa para o almoço ou ao final do dia, sendo consistente nessa rotina.
  • Alongue-se regularmente: faça pausas curtas durante o trabalho para se alongar, esticando os braços, pernas e praticando alguns alongamentos simples de yoga para liberar a tensão muscular.
  • Pratique respiração consciente: reserve alguns minutos ao longo do dia para praticar a respiração consciente, sentado confortavelmente, fechando os olhos e respirando profundamente para acalmar a mente e reduzir o estresse.
  • Faça pausas ativas: durante as pausas regulares no trabalho, em vez de se distrair com as redes sociais, experimente fazer exercícios de yoga simples que você irá aprender na seção seguinte.
Faça pausas no trabalho e realize práticas de Yoga para aumentar sua produtividade. Fonte: Canva

Faça pausas no trabalho e realize práticas de Yoga para aumentar sua produtividade. Fonte: Canva

Exercícios de yoga para fazer em home office

Agora que você conhece os benefícios e como adaptar o yoga ao home office, vamos conhecer alguns exercícios práticos que você pode realizar durante o expediente para promover saúde e bem-estar. Lembre-se de que esses exercícios são simples e podem ser feitos sem a necessidade de equipamentos especiais.

Confira a seguir os melhores exercícios de yoga para fazer em home office.

Alongamento da coluna

Sente-se de forma ereta na cadeira, coloque as mãos nas coxas e comece a girar lentamente o tronco para a direita e para a esquerda. Mantenha o movimento suave e respire profundamente em cada direção.

Esse exercício ajuda a aliviar a tensão nas costas e a melhorar a flexibilidade da coluna.

Alongamento da coluna. Fonte: Canva

Ao alongar a sua coluna, a diminuição de dores e aumento de qualidade de vida. Faça pausas durante o expediente e alongue frequentemente. Fonte: Canva.

Postura do Guerreiro

Fique em pé com os pés afastados, vire o pé direito para a direita e dobre o joelho direito, mantendo a perna esquerda estendida. Estique os braços para os lados, com as palmas voltadas para baixo. Olhe para a frente e segure por alguns segundos. Repita do outro lado.

Essa postura fortalece as pernas, melhora o equilíbrio e aumenta a concentração.

 

Yoga Postura do Guerreiro. Fonte: Canva.

A Postura do Guerreiro aumenta o equilíbrio e alonga o quadril, evitando futuras dores. Fonte: Canva.

Postura do Triângulo

A partir da Postura do Guerreiro, vire o pé direito para a direita e estenda o braço direito para a frente. Incline o corpo para a direita, alcançando o chão, uma perna, ou um bloco com a mão direita, enquanto estende o braço esquerdo para cima. Olhe para o dedo indicador esquerdo e mantenha a posição por alguns segundos. Repita do outro lado.

Essa postura alonga e fortalece as pernas, estende a coluna e melhora o equilíbrio.

Yoga Postura do Triângulo. Fonte: Canva.

A postura triângulo alonga e fortalece, aumentando o equilibrio. Fonte: Canva.

Respiração abdominal

Sente-se na cadeira, coloque as mãos sobre o abdômen e feche os olhos. Respire profundamente pelo nariz, enchendo o abdômen de ar, e expire pela boca, esvaziando completamente o ar. Concentre-se na sensação do movimento abdominal e repita por alguns minutos.

Essa prática ajuda a acalmar a mente e reduzir o estresse.

Yoga respiração abdominal. Fonte: Canva.

A respiração abdominal acalma a mente e reduz o estresse, promovendo relaxamento e bem-estar. Fonte: Canva.

Relaxamento dos ombros

Sente-se de forma ereta na cadeira e leve os ombros em direção às orelhas, segurando a tensão por alguns segundos. Em seguida, solte os ombros e deixe-os relaxar.

Repita esse movimento algumas vezes para liberar a tensão acumulada nos ombros e no pescoço.

Yoga para relaxar os ombros

Esse movimento diminuí a tensão no pescoço e ombros, melhorando sua qualidade de vida.

Elevando o Home Office com Yoga

Adotar a prática do yoga no home office traz benefícios físicos e mentais bastante valiosos para quem trabalha em casa. Então, basta seguir as orientações deste artigo para fazer desse plano uma realidade no seu dia a dia e aproveitar mais qualidade de vida!

Quer viver com mais saúde e bem-estar? Conheça os cursos da HumaniAmor e transforme sua vida! Acesse a agenda do site e programe-se.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Loading...