Yoga e religião: qual a religião do Yoga?

Muitas pessoas acham que o yoga está, necessariamente, ligado à uma religião. Há até mesmo aqueles que deixam de praticar, pois já estão inseridos em uma fé diferente e não querem misturar. Mas, na realidade, esse discurso é prejudicial e pode impedir a prática de um exercício que faz muito bem para todo o corpo.

Yoga está ligado à religião?

O yoga surgiu na Índia, mas a data certa em que foi criado não é uma unanimidade entre os historiadores. Mas, há uma certeza: essa é uma prática que possui mais de 5 mil anos de vida. Ou seja, é uma prática milenar. Também é importante lembrar que foi na Índia que surgiram religiões como o Hinduísmo, Jainismo e Budismo, e todas essas três têm o yoga como prática.

Acontece que, mesmo tendo uma ligação com essas religiões, isso não significa que todos que a praticam hoje precisam participar de alguma delas. Afinal, existem até mesmo práticas da Igreja Católica que são feitas pelos não-praticantes da religião. Por exemplo, o Natal. Apesar de simbolizar o nascimento de Jesus na visão católica, há muitos que não fazem parte dessa fé, mas gostam da data para comemorar e reunir a família, sem pensar no lado religioso.

O mesmo aconteceu com o yoga. No início, a prática esteve quase intrinsecamente ligada às religiões indianas. Hoje, elas se separam, ainda mais no contexto ocidental. Ou seja, caso você tenha uma religião e deixe de praticar o yoga por achar que seria pecado ou algo do gênero, não se preocupe. O yoga é para todos.

Os benefícios do Yoga

Não querer praticar yoga por causa da própria religião pode estar impedindo você de fazer um exercício que faz bem para o corpo e a mente. São muitas as vantagens adquiridas ao começar o yoga, e os resultados podem ser observados apenas com alguns dias de prática.

Para começar, é uma ótima fonte para diminuir o estresse, aliviar a ansiedade e ajudar no combate à depressão. No lado físico, ele melhora a saúde do coração, ajuda na flexibilidade, no equilíbrio e na força. Mas, é claro, você não deve excluir tratamentos médicos e psicológicos só por ter começado o yoga. Além disso, caso tenha algum problema no corpo, o mais indicado é conversar com seu médico para que ele avalie se você pode começar a prática e, depois, conversar com um instrutor de yoga para ele adaptar os exercícios às suas condições.

E o melhor: o yoga proporciona uma conexão com o lado espiritual. Ou seja, você pode fortalecer sua conexão com o seu deus, seja ele qual for. Por isso, pode ser extremamente indicado até mesmo por pessoas de outras religiões. Ainda mais, é uma boa fonte de autoconhecimento do seu próprio corpo. Evitá-lo por não ser parte da sua fé pode estar fazendo você perder a oportunidade de mudar a qualidade de vida para melhor.

Onde aprender Yoga?

Procurando conhecer as práticas do Yoga e desfrutas dos seus benefícios na prática? Conheça o curso de Yoga da Humani Amor. Acesse nosso site e confira este e diversos outros conteúdos para aprofundar seus conhecimentos.

Sobre a autora

Texto por: Gabriela Gomes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...