Tantra é uma filosofia de vida que nos aponta na direção de uma vida iluminada, total.
O prefixo “Tan” nos traz a ideia de expansão e também pode simbolizar “cordão”. O sufixo “Tra” representa “ferramenta”. Assim, o Tantra é uma ferramenta que nos move a tecer a nossa realidade e expandir nossa consciência.
Origens do Tantra
O Tantra encontra suas raízes no xamanismo arcaico, nas práticas da espiritualidade hindu, nas culturas neolíticas (8.000 a.c) e nos sistemas tribais. O estilo de vida tântrico abrangeu vários povos e ainda se aplica hoje aos que se permitem viver com energia, dinamismo, expansão, profundidade e felicidade.
O caminho do Tantra é transmutar o “ser comum” no “ser total”. É conduzir aquele que vive
“adormecido” em uma vida robótica, sem profundidade, consciência, propósito e encanto a uma existência desperta, bela e iluminada.
O objetivo final do Tantra é a experiência plena de nosso Purusha, de nosso Si Mesmo, de nossa Consciência Suprema. Sem pesares, sem dores, nem negações, o Tantra nos convida a brincar com Lila: o jogo criativo, dinâmico e alegre da existência.
Certo e Errado no Tantra
Essa leveza é encontrada na ausência de julgamentos. Quando observamos o mundo sem julgamentos, toda a qualidade da vida muda. Para o Tantra, não há certo ou errado: tudo o que existe é Sagrado; É um convite para o Despertar. Abraçando a Existência, e não negando nada dela, podemos amadurecer na Totalidade.
O Tantra não aponta na direção do bom e do mau, mas integra tudo o que existe. Assim vive o Ser Total; Aquele que escolhe passar pelos seus dias Desperto, ao invés de adormecido e comandado por verdades prontas.
Liberdade
Tantra também é liberdade. E liberdade é responsabilidade. Quando nos lançamos ao mundo de peito aberto, nos abrimos para a auto responsabilidade. ornando-se responsável por toda a sua vida e se lançando ao desconhecido sem preferências e julgamentos, o Ser amadurece.
Enquanto alguém for contido pelos conceitos de certo e errado e tentar restringir a totalidade da vida ao previsível, não poderá reconhecer o êxtase. A repressão do julgamento entorpece o indivíduo, ofusca o seu brilho. A Liberdade o Desperta, Ilumina.
A liberdade é a base de uma vida iluminada e tântrica. O ser que descobre em si a fluidez e a força do ser quem se é, torna-se um porta-voz da Liberdade. Não de liberdades parciais, mas da liberdade Total: reconhecer-se infinito.
Infinito, você não é um instrumento das circunstâncias: elas são o seu instrumento. Você não é um instrumento da mente: ela é o seu instrumento. Uma ferramenta poderosa, capaz de sistematizar o
que existe no plano da consciência.
Mente e corpo
O tântrico ocupa com sacracidade a sua mente e o seu corpo. Mente-corpo: a sagrada junção de Shiva-Shakti frente à natureza Criativa e Dinâmica da Teia da Vida. Conheça nossos cursos e descubra as aplicações da Tantra.
Sobre a autora
Escrito por: Samadhi
Mentora de Autoconhecimento e Psicoterapeuta Holística
0 comentários