O Chi-Kung estimula todos os canais (meridianos) do corpo além de limpar as energias inconvenientes e faz circular energia vital por todo o corpo. Segundo a mestra Dominique Ferraro, um dos principais objetivos do Chi-Kung é o equilíbrio da energia Yin Yang. Entenda um pouco mais sobre o Reiki na Humani Amor.
O que é o Chi Kung?
A palavra Chi significa sopro, respiração, ar e principalmente energia ou essência vital. Já Kung é treinamento, domínio ou controle. O Chi Kung tem utilizações nas artes marciais com demonstrações impressionantes de força interior e exterior ao se entoar temos no pescoço, quebramentos com dedos e cabeça, fixação do praticante em um local que ninguém a tira, etc e também há o Chi-Kung terapêutico que é mais suave e sutil que o marcial com respirações suaves e movimentos lentos e soltos”.
Existem muitas outras maneiras de definir ou interpretar o Chi Kung, mais entenda-o como algo que você deve praticar e não entendê-lo intelectualmente. De toda forma reflita nessas definições clássicas: ““Chi” significa energia. Alguns chineses no mundo moderno podem afirmar que “chi” significa ar, o que não está correto.
História da palavra
Se você examinar a história dessa palavra, verá que ela sempre significou, muito antes de o ar ser compreendido pelos cientistas. “Kung” significa arte. Portanto, chi kung é a arte da energia. Chi Kung se refere em especial à arte de desenvolver a energia da vida para a saúde, a força interior, o desenvolvimento da mente e a satisfação espiritual.
Benefícios do Chi Kung
1- São exercícios físicos de qualidade, sem impacto e com alongamentos que dentre outros benefícios, aumentam a flexibilidade das articulações. Prolongamento da vida (longevidade). E principalmente melhorar a saúde;
2- A respiração profunda oxigena o cérebro, aumenta a circulação e ativa a circulação de energia;
3- Os movimentos conscientes, suaves, lentos e calmantes conduzem a paz e podem ser realizados por quem está fraco;
4- Relaxamento, autoconfiança, aumento da autoestima, estimulador da coragem;
5- Redução do stress (distres) e a prevenção de lesões e quedas por falta de equilíbrio;
6- Atuação em artrite, dores de cabeça e coluna, mal-estar, desequilíbrios
físicos e emocionais, dificuldade respiratória, tensão muscular, depressão (pensar no passado) e ansiedade (pensar ou “viver” no futuro). Como já explicado no capítulo Dentho Reiki.;
7- Fortalecimento e envio de energia dos órgãos internos com aumento
das defesas naturais do organismo. Atuam nos três grandes inimigos da saúde: ansiedade, depressão e estresse.
8- Reconhecimento da paz de espírito.
Dicas para realização no Reiki
Ching – Relaxe e deixe solto todo o corpo (interna e externamente) permitindo que os movimentos sejam harmoniosos e fluam como a água.
Tsing – Coloque a atenção (sua mente) nos movimentos de todo seu corpo principalmente na respiração que deve ser abdominal, suave e silenciosa. 56 Shu – Mesmo nos movimentos mais fortes e tensos permaneça relaxado.
Yun – Controle conscientemente a velocidade dos movimentos lembrando-se que você é o centro (self ou essência) que deve observar todos os passos da técnica.
Respiração profunda e suave
• A prática deve descansar e não casar.
• Treine com amor e concentração. • Sinta-se ligado a toda natureza que o cerca
• Chi – a respiração deve ser suave, profunda, com concentração no abdome (hara ou tan-tien).
• A postura do tronco alinhada com o eixo da coluna.
Onde aprender Reiki?
Interessado em aprofundar seus conhecimentos em Reiki? Conheça a Humani Amor e participe dos nossos cursos de Reiki. Seja um profissional da área e abra sua mente para novas experiências.
0 comentários