Você já notou as diversas linhas coloridas que cruzam o seu mapa astral e se perguntou o que são elas e qual a importância? Essas linhas são chamadas na astrologia de aspectos e correspondem à interação que os planetas fazem entre si.
“Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra.”
Memórias de um sargento de milícias
No livro “Memórias de um sargento de milícias”, Manuel Antônio de Almeida descreve um primeiro contato curioso entre duas pessoas que resulta num romance. Quando duas pessoas trocam olhares, muitas são as variáveis. Um olhar torto num ônibus lotado de manhã pode causar uma discussão acalorada. Já um olhar sedutor numa balada à noite pode resultar numa paquera. Essa “possibilidade de que algo aconteça” no contato entre dois planetas é o aspecto.
Conhecimento da Astrologia
Segundo Ana Maria Costa Ribeiro, autora do livro Conhecimento da Astrologia, “Kepler (Johannes Kepler, famoso astrólogo, astrônomo e matemático alemão do séc. XVI) achava que os aspectos eram a coisa mais importante da Astrologia. Achava-os objetivos e resultantes de alguma coisa, isto é, do encontro de duas energias planetárias. O restante da Astrologia, Kepler considerava subjetivo e estático.”
Os aspectos podem ser harmoniosos, neutros ou desafiadores e podem ser analisados em vários níveis: no mapa astral de uma pessoa, na interação entre os planetas no mapa de duas ou mais pessoas (sinastria), na relação que os planetas estão fazendo entre si neste exato momento (trânsitos astrológicos) e na influência que esses trânsitos causam numa pessoa em determinado momento. Assim como o ciclo da lua influencia as marés e o ciclo do sol influencia as estações do ano, cada movimento planetário, cada encontro entre dois ou mais seres, cada troca de energia tem potencial de gerar um acontecimento. Depende de cada um a forma como agirá sob determinada influência astrológica.
Como seria a história das personagens?
Como será que Maria responderia à pisadela de Leonardo se não estivesse encostada à borda de um navio mas talvez no meio da rua voltando de um dia cansativo de trabalho? Ou caso Saturno estivesse em quadratura exata com sua Vênus natal? Poderia dizer que deixou passar o amor da sua vida porque os astros estavam mal aspectados? Daria o universo uma nova possibilidade desse amor acontecer sob trânsitos mais favoráveis?
Não é uma resposta que nos cabe. O conhecimento astrológico não deve ser usado como uma ferramenta determinística de previsão de futuro mas sim como fonte de libertação e auto-conhecimento. Como diria Otávio Leal (Dhyan Prem), mestre de Astrologia na Humaniamor junto com a astróloga e taróloga Solange Bassi: “a astrologia inclina, mas não significa”. Escutemos o que os astros têm a nos dizer.
Onde aprender mais sobre a Astrologia?
Procurando aprofundar seus conhecimentos em Astrologia? Conheça a Humani Amor e descubra diversos cursos que podem te ajudar a entender diversas situações. Acesse e confira nosso curso de Astrologia e Tarô.
Sobre o autor
Escrito por: Eduardo Sidharta
0 comentários